Supressão da Vegetação, Plantio Compensatório e Educação Ambiental.
No mês de maio do último ano, a Ramus Vita foi contratada para seu primeiro trabalho de consultoria ambiental. A contratante é uma construtora com sede em Cachoeirinha/RS, mas com empreendimento em Gravataí/RS, cidade vizinha.
A construtora pediu solução para poder cortar indivíduos arbóreos, dentro de um terreno de 300 m², para construção de um edifício residencial. Após levantamento de campo, identificamos 20 indivíduos arbóreos, sendo 1 deles nativo, um butiá.
Na primeira foto, temos a visão geral do terreno, e destaque para o butiá e a laranjeira. Informamos ao empreendedor que, conforme legislação municipal (embasada por legislações estaduais e federais), a supressão de indivíduos arbóreos nativos demandava uma compensação ambiental, com o plantio de mudas florestais nativas. O empreendedor, após ser conscientizado da importância de realizar a tarefa, confiou a nós a gestão do procedimento.
foto
Uma semana após a entrega dos dados ao órgão ambiental municipal, o alvará florestal foi emitido, permitindo a supressão vegetal. Uma das condicionantes do alvará, foi a compensação de 15 mudas, referente à supressão do indivíduo nativo. A condicionante afirmava que a compensação deveria ocorrer dentro dos limites do município.
No mês de novembro, realizamos a atividade de plantio, com o envolvimento de crianças do 7º ano da escola. Após uma palestra, explicando os motivos e a importância da atividade, as crianças foram envolvidas nas atividades de plantio. A última imagem da postagem mostra um mosaico do que foi realizado.
Este foi um caso pequeno. Mas, imagine, realizar uma compensação de um grande empreendimento, como uma rodovia, e poder aplicar essa ideia para várias escolas de um mesmo ou de diversos municípios que estão nessa área de influência?
Entre em contato e vamos juntos fazer um mundo melhor! É possível!
Comments